terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lei antifumo






Na minha longa lista das "coisas irritantes" consta, ultimamente, a hipocrisia do Estado de direito brasileiro que insiste em nos fazer engolir a qualquer custo o coronelismo disfarçado de bem estar comum. Temo que daqui há a um tempo seguranças de saúde, da famosa SS, saiam de fumante em fumante pregando adesivos de nicotina no pescoço, para o bem deles, é claro. Estou quase de acordo com a lei antifumo, mas proibir que estabelecimentos particulares separem espaços para os fumantes é absurdo. Os defensores da lei nesse quesito se defendem:
- Estamos pensando no bem dos próprios fumantes... (quase dizem: "eles ainda vão nos agradecer por isso"). Estou escutando Jesus? o imbatível ícone das virtudes? - Perdoe senhor, eles não sabem o que fazem.
- Por caso, algum fumante foi até o seu deputado e pediu para ser protegido de sua própria escolha? Alguém conhece esse infeliz? Não estamos falando de uma droga ilícita, mas sim de um produto que a sociedade de consumo sempre fez questão de relacioná-lo ao glamour e ao poder. Tudo isso foi feito em milhares de campanhas publicitárias e filmes hollywoodianos e o Estado sempre lucrou com as vendas dessa vedete do charme burguês e dos intelectuais. Esse mesmo Estado agora proíbe os antigos clientes de escolher pelas suas próprias vidas. Não sou nem contra nem a favor do cigarro, mas é nítido como as mais autoritárias regras são impostas ao cidadão com a desculpa do bem comum. Só queria que o legislativo pensasse mais antes de aumentar a constituição.
Oh lugarzinho engraçado esse nosso Brasil. Se uma mulher procura o serviço público para fazer um aborto ela terá algumas respostas possíveis:
- Não
- Isso não é o melhor para você!
- Se continuar com essa idéia você pode ser presa!
Se ela procurar uma igreja católica, deve ouvir o seguinte:
- Não
- Isso não é o melhor para você!
- Se continuar com essa idéia você pode ser excomungada!
Sem ajuda do Estado e da Igreja, antigos amiguinhos sórdidos, ela procura uma clínica clandestina com descontos progressivos e escuta:
- Sim
- São 500 reais agora e mais 500 no final.
- Volte sempre!
O que ocorre, na minha opinião, é uma ditadura das ações virtuosas. E eu desconfio que essa conversa de virtude é quase sempre definida ou pela igreja ou pelo Estado. Com tudo isso tenho que ouvir as palavras repugnantes nos jornais: Sarney, Edir Macedo... Prevejo um futuro negro, trevas total, como dizem os adolescentes! Manchete dos jornais de algum dia:
Novas proibições engrossam a lista da liga da justiça:
-Proibido o suicídio (se mal sucedido, a pena é de cincos anos amarrado na cama);
-Proibido ter inimizades (a pena é de ser abandonado pelos amigos);
-Proibido os blogs de oposição.






2 comentários:

Cinelli disse...

Adorei Vê!!!! Me lembrou as ideias do foucault, mas com a ginga da vê...hehehe...

Venúncia disse...

Nova lei eleitoral: OS BLOGS DE OPINIÃO FORAM PROIBIDOS... PROFECIA DIABÓLICA!